Páginas

domingo, 22 de setembro de 2013

Primavera

Despertar a apreciação por estilos diversificados torna-se muito mais prazeroso quando a criança tem oportunidade de observar um vídeo como esse.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Resgatar

Voltei a ler minha postagem inicial, então pensei sobre a imagem que eu tinha do professor, a referência positiva e aos valores que minha família também relacionavam ao educador... Então pensei em escrever sobre isso, fui pesquisar e digitei: " O resgate da imagem perdida "... 
E olha o trabalho que descobri!!

O trabalho com imagens permite despertar emoções e sensibilizar, nestas percebi que o trabalho de recorte e colagem, vai além do que se vê, mas de resgate de identidade; mediadas pelo artista.



terça-feira, 17 de setembro de 2013

A arte ao longo da humanidade


Eu quero desaprender para aprender de novo.
Raspar as tintas com que me pintaram.
Desencaixotar emoções, recuperar sentidos.
Rubem Alves



Na pré-história (9000 a.C. a 6500 a.C.) os homens desenhavam animais, representando suas caçadas, porém no santuário de Trois Frères em Montesquieu-Avantes, na província de Ariège, na França, foi encontrada uma figura que se associa a uma figura humana, coberta de pele de bisão e máscara de rena ou cervo; seu corpo reproduz movimentos de uma dança, com braços, pernas e troncos flexionados de forma que conduzem a tal representação. Presume-se ser um ritual de dança sagrado. Este painel reproduz uma das gravuras encontradas na França, aqui é possível observar a figura de vários animais, representando as caçadas, indispensáveis para a sobrevivência, porém entre eles, uma das imagens assemelha-se a um homem.  


Foto: A. Sieveking Os artistas das cavernas.

A arte sempre esteve presente nas representações das sensações humanas, desde rituais de nascimento à morte, de adoração aos deuses e fenômenos da natureza.
Acredito que a arte seja o caminho para despertar o interesse pela vida, de provocar sensações e gerar interações. 
A dança, desenhos, reprodução de sons, exploração de formas, entre outros, são fontes de percepção do ambiente, a criança aprende com aquilo que gosta, que seja significativo; Wallon fala da afetividade como meio de aprendizagem; e a arte permite explorar diversos recursos para que esta se manifeste!

Sombras que emocionam

"Aprendizagem é um processo de mudança de comportamento obtido através da experiência construída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais. Aprender é o resultado da interação entre estruturas mentais e o meio ambiente". (Amélia Hamze)

O teatro de sombras pode ser uma maneira diversificada e criativa de aprendizagem, proporcionando a descoberta dos mistérios por trás das sombras. Pesquisando no youtube, vamos descobrindo muitas possibilidades de como essa brincadeira favorece a interação entre os envolvidos.

Este aqui me comoveu:

sábado, 14 de setembro de 2013

Teatro de sombras

Ultimamente eu e a Isadora, minha filha de 4 anos, temos nos divertido a noite brincando com as sombras de nossas mãos, e entre essa brincadeira, vamos conversando sobre como foi seu dia e sobre a sua atual resistência ao ir para escola.

Hoje há tantas possibilidades de diversão, jogos educativos, que às vezes nos esquecemos daquelas brincadeiras de infância...quando faltava luz, era brincadeira de sombras, o oculto dava um " medinho", mas era muito bom!

Foi uma doce surpresa visitar esta página, minha intenção inicial era pesquisar uma imagem para ilustrar como tem sido minha experiência de projetar novas formas na parede, mas o trabalho deste grupo é perfeito, além de referências para o trabalho em sala de aula.



http://formasanimadas.wordpress.com/2010/08/02/teatro-de-sombras-com-as-maos/

O início

Há algum tempo fiz este blog, porém nunca havia postado nada, nem sabia por onde começar, e escrever em um blog parecia sempre algo parecido em expor-me, mesmo adorando visitar blogs e ter uma profunda admiração pela forma que alguns se apresentam, sempre imaginando: que lindo (e que difícil..rs). Mas...essa história já era: motivada e impulsionada por uma tarefa de meu curso de Pós Graduação ( Universidade Federal de São João Del Rey - Mídias na Educação ), fui "convidada" a fazer um blog, e ter postagens regulares... Como se eu não quisesse ir a uma festa por "enes" motivos e quando chegasse lá encontrasse amigos maravilhosos que te fazem pensar: ufa! ainda bem que eu estou aqui! 

Assim nasce esse blog!!! Ainda bem que estou aqui!

Sou Professora, tenho 43 anos e de acordo com relatos de minha mãe ( Inedir), estou na escola desde que me entendo por gente, aos 4 anos fugi de casa, fui ao armazém e sozinha pedi para que o Sr. Beto anotasse na caderneta a compra de um lápis, caderno e borracha ( vantagens do cartão de crédito desde cedo...rsrs). E sumi... Enquanto isso minha mãe estava desesperada a minha procura, e foi me encontrar sentadinha em uma sala de aula, que funcionava em 1 cômodo de uma casa, em uma rua distante da nossa, ainda tenho a imagem daquele lugar na minha cabeça, lembro-me da professora, e de algumas crianças maiores do que eu, imagens distorcidas, mas certamente muito reais para o que hoje sou! Professora, com muito orgulho!



Eu havia pensado em apenas terminar com o vídeo, que faz parte da minha trajetória... Então resolvi assistir para ver se a qualidade era boa, e não há como conter as lágrimas, tão lindo... Uma viagem ao passado, às minhas emoções, em quando comecei a admirar o professor e vê-lo como um herói! Em querer ser um! Tudo bem que nessa época eu também quis ser bailarina, médica, astronauta, cantora... Mas essa é outra história! rsrs

Beijos